Linhas de Pesquisa

1. Área de Concentração: TÉRMICA E FLUIDOS

  • Linha de Pesquisa: FENÔMENOS DE TRANSPORTE E ENERGIA

Esta linha de pesquisa dedica-se à interpretação dos fenômenos físicos, à proposição de modelos matemáticos e ao desenvolvimento de métodos, tanto numéricos quanto experimentais, que permitam a solução de problemas fundamentais aplicados no domínio acadêmico / científico / industrial, principalmente no setor mecânico, de mineração e metalurgia. Visa, portanto, a pesquisa dos processos de transferência de calor e escoamento, movimentação de fluidos em caldeiras, fornos e recuperadores de calor, e a análise e desenvolvimento de equipamentos tais como trocadores de calor, resfriadores, processos de aquecimento de metais, fornecendo uma visão interdisciplinar do problema de energia em suas dimensões técnicas, econômicas e socioambientais.

Reúne os conhecimentos de mecânica dos fluidos, transferência de calor, termodinâmica, métodos computacionais e experimentais e suas aplicações em projetos e processos. Dessa forma, objetiva-se desenvolver a capacidade analítica do aluno e oferecer contribuições para melhor aproveitamento de tecnologias e processos onde a energia possui papel fundamental.

No setor de metalurgia, destaca-se os projetos envolvendo o aproveitamento dos rejeitos em processos siderúrgicos. Além disso, podem-se desenvolver estudos, contemplando melhorias em projetos de instalações mais eficientes, com a consequente redução do consumo de energia. No caso da mineração, a melhoria de eficiência no processo de movimentação de máquinas, movimentação de cargas e ventilação.

2. Área de Concentração: MATERIAIS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO

  • Linha de Pesquisa: CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS

A inter-relação entre os processos de fabricação, a microestrutura e as propriedades proporcionam o desenvolvimento de materiais para aplicações nas mais diversas áreas. Neste contexto, esta linha de pesquisa visa ao aprimoramento e desenvolvimentos de novos materiais obtidos por diferentes processos de fabricação por meio de caracterizações microestruturais, mecânicas e análises dinâmicas. Em particular, o desenvolvimento de novos materiais cerâmicos por diferentes processos de fabricação a partir de resíduos da mineração, bem como a caracterização de resíduos vislumbrando a aplicabilidade desses materiais são temas muito relevantes atualmente para as empresas com vistas a resolver problemas ambientais e, principalmente, econômicos. Quanto aos materiais metálicos, a caracterização e o estudo do aprimoramento desses materiais para novas aplicações são temas clássicos de interesse para a indústria metal-mecânica.

  • Linha de Pesquisa PROCESSOS DE FABRICAÇÃO - USINAGEM

Esta linha de pesquisa visa: o desenvolvimento e melhoramento de processos de fabricação; o monitoramento de parâmetros físicos, tais como: temperatura, vibração, força, potência e emissão acústica (EA), para avaliação de qualidade do processo e vida da ferramenta durante a usinagem; avaliação de processos de fabricação por meio da alteração das propriedades mecânicas, características microestruturais e integridade superficial; utilização de técnicas de métodos inversos para encontrar soluções de problemas que envolvem geração de calor em processos de usinagem.